GODP e USER-CAPACITY TOOLKIT: método e ferramentas para auxiliar o desenvolvimento de projetos de Tecnologias Assistivas

No dia 28 de junho de 2018 a equipe do NGD-LDU esteve em Curitiba/PR, na Universidade Federal do Paraná, realizando palestra e workshop sobre a metodologia centrada no usuário GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) e sobre o User-Capacity Toolkit, um conjunto de ferramentas que, integrado ao GODP, visa auxiliar as equipes multidisciplinares nas etapas de Levantamento, Organização e Análise de dados em projetos de Tecnologias Assistivas. A palestra sobre o GODP foi ministrada pela Prof. Dra. Giselle S. A. D. Merino e sobre o User-Capacity Toolkit foi ministrada pela doutoranda Ma. Rosimeri F. Pichler. O Workshop foi realizado na parte da tarde, e objetivou o uso prático do Toolkit no desenvolvimento de um projeto de bengala para uma usuária com artrite reumatoide.

O encontro entre as instituições (UFSC e UFPR) é decorrente da participação dos laboratórios NGD-LDU e LABERG na Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistivas (RPDTA), cujo objetivo é integrar e disseminar conhecimentos técnicos e científicos de engenharia de produto, design, ergonomia e manufatura para o desenvolvimento de Produtos Assistivos. Especificamente o NGD-LDU, objetiva no âmbito da RPDTA a elaboração de metodologias para a prospecção e desenvolvimento de projetos de Tecnologias Assistivas, fator que motivou a criação do User-Capacity Toolkit.

Conhecendo o GODP e o USER-CAPACITY TOOLKIT

O GODP é uma metodologia de projeto centrada no usuário desenvolvida pela Profa. Dra. Giselle S. A. D. Merino. A metodologia compreende 8 etapas distribuídas em 3 grandes momentos, são eles: Inspiração (Etapas -1, 0 e 1), Ideação (Etapas 2 e 3) e Implementação (Etapas 4, 5 e 6). Além disso, o GODP propõe a organização das informações do projeto em três blocos de referência: Produto – o que vai ser desenvolvido; Usuário – quem irá utilizar o produto; e Contexto – onde acontece a interação produto-usuário. Para uma melhor descrição de como funciona o GODP é possível fazer o download do E-book clicando aqui.

O User-Capacity Toolkit foi desenvolvido pela doutoranda Rosimeri Pichler, com orientação da Professora Giselle Merino, e está em fase de avaliação do seu funcionamento, clareza e dinâmica de uso. O Toolkit tem como principais objetivos: 1 – Guiar a coleta de dados subjetivos e objetivos com o usuário PCD (Pessoa com Deficiência); 2 – Guiar a conversão dos dados coletados em informação relevante de projeto; 3 – Promover o engajamento, facilitar a comunicação e estimular a discussão da equipe sobre as informações por meio da visualização rápida e ágil, gerando anotações de projeto. O Toolkit é incorporado à metodologia GODP na etapa de Levantamento de Dados (Etapa 1) e na etapa de Organização e Análise de Dados (Etapa 2).

Este encontro contou com a parceria e apoio da Profa. Dra. Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto, das alunas Kelli C. A. S Smythe, Gisele Yumi A. Ribeiro e Maria Lilian de A. Barbosa, do Laboratório de Ergonomia e Usabilidade (Laberg) da UFPR, dos Programas de Pós-Graduação em Design e Engenharia Mecânica da UFPR e da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA). Da equipe do NGD-LDU, auxiliaram na realização os mestrandos: Franciele Forcelini, Thiago Varnier e Rodrigo Cavalcante.

A equipe deve realizar novo encontro com palestra e workshop, na última semana do mês de julho, para o curso de Graduação em Design da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus Rio Tinto e João Pessoa. Ainda na UFPB, será realizada uma reunião técnica entre os laboratórios LACESSE e NGD-LDU. Por fim, a equipe viaja para Recife, onde ocorrerá uma atividade com as pesquisadoras da Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre o Projeto Reumato. Para acompanhar nossos trabalhos, siga o nosso perfil no Instagram ou no Facebook: @ngdldu.ufsc

Confira mais estudos sobre o assunto:

PICHLER, R. F.; MERINO, G. S. A. D. Design e Tecnologia Assistiva: uma revisão sistemática de modelos de auxílio à prática projetual de dispositivos assistivos. Estudos em Design, v. 25, n. 2, p.25 – 49, 2017.

PICHLER, R. F.; MERINO, G. S. A. D. Projeto de Tecnologias Assistivas com abordagem centrada no usuário: diagramas da interação produto-usuário-contexto. Revista Educação Gráfica, v. 21, n. 3, p. 192-212, 2017.

MERINO, Giselle S. A. D.; PICHLER, Rosimeri F.; HINNIG, Renata; DOMENECH, Susana C.; MERINO, Eugenio A. D. GODP – metodologia de projeto centrado no usuário: multicasos de projetos de Tecnologia Assistiva na Terapia Ocupacional. Anais de congresso. 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), Curitiba/PR, Brasil, 2016.

PICHLER, Rosimeri F.; BLUM, Arina; DOMENECH, Susana C.; MERINO, Giselle S. A. D.; MERINO, Eugenio A. D. Síntese informacional para projetos de Tecnologia Assistiva em equipes interdisciplinares. 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), Curitiba/PR, Brasil, 2016.