UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 (48) 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Projetos

O NGD-LDU desenvolve projetos de pesquisa e extensão tendo como foco a aplicação do Design e da Engenheria de Produção na saúde e na agricultura. Confira!

PROJETOS EM ANDAMENTO

[Extensão] Instrumentação Tecnologia e Ergonomia 
2017 – Atual

Este projeto de extensão tem como finalidade a disseminação da instrumentação tecnológica composta por rastreamento ocular, captura de movimentos por sensores inerciais, eletromiografia de superfície, termografia infravermelha, dinamometria, dentre outras tecnologias.

[Pesquisa] Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Ações integradas entre Mecânica e Design 
2015 – Atual

Integração e disseminação de conhecimentos técnicos e científicos de engenharia de produto, design e ergonomia para o desenvolvimento de Produtos Assistivos através de uma Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Este projeto tem como objetivo fomentar e consolidar a área de Pesquisa em Tecnologia Assistiva, por meio de uma rede de cooperação entre instituições UFPR, UFSC, UNESP, UTFPR e UDESC e seus respectivos Programas de Pós-Graduação. A instituição proponente foi a UFPR e a UFSC entrou como participante com responsabilidade pela região sul.

Financiador: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

[Pesquisa] Design e Saúde: contribuição do Desenho Industrial na reabilitação de pacientes e trabalhadores inseridos em ambientes psiquiátricos
2015 – Atual

A presente pesquisa será desenvolvida junto ao Instituto de Psiquiatria Clínica de Santa Catarina. A pesquisa tem dois eixos de ação investigativa. O primeiro eixo tem como base o desenvolvimento de produtos com vistas para a Promoção da saúde e suas aplicações em desenvolvimento de serviços para o trabalhador. O segundo eixo está relacionado ao desenvolvimento de produtos para o uso de pacientes psquiatricos que necessitam de reabilitação fisica, produtos esses que auxiliem a mobilidade, órteses funcionais, andadores e bengalas

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

[Extensão] Ações de valorização e identificação de empreendimentos rurais e pesqueiros nas regiões de Joinville, Blumenau e grande Florianópolis 
2014 – Atual

Desenvolver ações aplicadas junto a empreendimentos rurais e pesqueiros localizados nas regiões de Joinville, Blumenau e Grande Florianópolis, quanto a sua Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade, visando sua valorização e identificação, considerando aspectos culturais, geográficos, sociais e técnicos As ações deverão estar diretamente relacionadas com a identificação e valorização do empreendimento, devendo constar aspectos relacionados à Identidade do empreendimento e do (s) produto (s) / serviços (marca), acondicionamento de produtos (embalagens), proteção legal, processo produtivo e saúde.

Financiadores: Banco Mundial – SC RURAL – Auxílio financeiro.

[Extensão] Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural: design 2014 / Oficina de Mapeamento e Identificação dos empreendimentos das regiões de Blumenau e Joinville que fazem parte do Projeto DTS-IC 2015 
2014 – Atual

A atividade tem como objetivo incorporar o design junto ao projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural, desenvolvido pela EPAGRI/SC. A metodologia é dividida em três etapas: (1) Esclarecimento do papel do design nos empreendimentos; (2) Definição de ações aplicadas e (3) Viabilização de projetos a ser realizada em 2014. Em 2015 estão previstas Oficinas de Mapeamento e Identificação dos empreendimentos das regiões de Blumenau e Joinville que fazem parte do Projeto DTS-IC. Juntamente com levantamentos no estado de SC, Brasil e exterior.

Financiador: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Auxílio financeiro.

[Extensão] Contribuição do design universal no contexto da reabilitação física: estratégias para o sistema único de saúde
2014 – Atual

O presente projeto objetiva facilitar cumprimento das Políticas Públicas do Ministério da Saúde na busca da melhoraria a qualidade dos Serviços Hospitalares prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) (Portaria nº 3.409 de 20 de agosto de 1998). Para tanto, busca-se a promoção de melhorias na reabilitação física de pacientes psiquiátricos por meio da inserção do design universal e do desenvolvimento de produtos visando melhorar a autonomia, qualidade de vida, mobilidade, incapacidades físicas e atividades de vida diária dos pacientes psiquiátricos do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina. Como público-alvo o projeto busca atender direta ou indiretamente 199 pacientes asilados. Espera-se que novos meios, processos de produção e inovação sejam desenvolvidos com o presente projeto por meio da disponibilização de produtos de baixo custo ligados à reabilitação.

Financiador: PROEX MEC SESu – Auxílio financeiro.

[Pesquisa] Ergonomia
1998 – Atual

O projeto intitulado Ergonomia, visa à pesquisa científica aplicada, relacionada ao programa de pós-graduação em engenharia de produção, e vinculado aos discentes de mestrado e doutorado sob a orientação do titular. Desde o ano de 1998, vem desenvolvendo teses e dissertações nos seguintes temas: ergonomia aplicada à agricultura; ergonomia de produto; ergonomia e erro humano; ergonomia e produtividade organizacional e ergonomia e sistemas informatizados.

Parceiros

Contamos com parceiros que participam e apoiam os projetos e as atividades desenvolvidas por meio de recursos intelectuais e financeiros. Desta interação busca-se estreitar as relações entre academia, sociedade e mercado.