UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 48 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

O uso do rastreamento ocular para a melhoria da performance de atletas

O uso do rastreamento ocular para a melhoria da performance de atletas

No dia 15 de junho, a equipe do NGD-LDU participou da coleta em parceria com a Mental Tennis Elase para identificar a percepção visual e o foco de atenção dos tenistas. Esta coleta foi realizada como estudo piloto para verificar o uso dos óculos Eye Tracker SMI nas atividades esportivas e determinar o mapeamento do comportamento visual durante a partida de tênis.

O Eye Tracking é uma tecnologia assistiva que permite medir e registar os movimentos oculares de um indivíduo revelando para onde a atenção visual é dirigida. Com o equipamento, é possível identificar em que áreas a pessoa fixa a sua atenção, por quanto tempo e que ordem segue na sua exploração visual.  O Eye Tracking pode ser usado em atividades de interação de produtos e serviços, atividades esportivas, ocupacionais ou de lazer contribuído para o conhecimento sobre o movimento ocular e a sua relação com os processos cognitivos. A aplicação da tecnologia pode ser feita tanto em ambientes fechados quanto abertos, de forma dinâmica ou estática, para atividades desenvolvidas em ambiente real ou controlado permitindo uma variedade de aplicações em ergonomia, design, engenharia e saúde.

Nessa coleta, foi utilizado o Eye Tracking da empresa SensoMotoric Instruments (SMI) com dois softwares: o iView, que consiste em um sistema de rastreamento ocular da pupila para registrar os dados do comportamento visual, e o BeGaze, software utilizado para analisar e visualizar os dados coletados.

As análises do BeGaze pode ser realizadas por meio de fotos e vídeos, como no exemplo abaixo, que foram feitas as análises do tipo Fixations, Heat Map e Scan Path para identificar o foco de atenção dos tenistas.

Agradecemos a participação dos tenistas Lucca Nesi, Beatriz Merino, Linda Dib, Gabriel Cardoso e Giancarlo Furlan, bem como o treinador Laurent Abes e o estagiário Carlos Vieira da Equipe Mental Tennis Elase.

Participaram da coleta o professor Dr. Eugenio A. D. Merino, a professora Dra. Giselle Schmidt A. D. Merino, os doutorandos Carmen Elena Martinez Riascos e Leandro Lopes Pereira, os mestrandos Thiago Varnier, Julia Marina Cunha e Rubenio Dos Santos Barros, e os graduandos Camila Agostinho Faccio e Allisson José Fernandes De Andrade, integrantes da Equipe do NGD-LDU.

Confira as fotos da coleta!

 

Confira mais estudos sobre o uso do Eye Tracking:

GOBBI, A. G.; MERINO, E. A. D.; MERINO, G. S. A. D.; GONTIJO, L. A. Uso do eye tracking para obtenção de medidas quantitativas em testes de usabilidade: Um estudo focado na medida da satisfação. Human Factors in Design, v. 6, p. 106, 2017.

SCHMIDT, MÁRCIA CATTOI; MARTINS, DIOGO GONÇALVES; RODRIGUES, RICARDO SCHWINN; GOBBI, ALINE GIRARDI; MERINO, GISELLE SCHMIDT ALVES DIAZ; FERREIRA, MARCELO GITIRANA GOMES. Desempenho do E-Reader Lev: uma Análise Utilizando a Ferramenta Eye Tracking. Human Factors in Design, v. 5, p. 31-47, 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *