Workshop em Joinville discute as indicações geográficas no Brasil e no exterior
Entre os dias 10 e 12 de agosto nossa equipe participou do V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, em Joinville/SC, que teve como objetivo discutir alternativas para o desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural vinculado à produção e prestação de serviços com referência de origem.
A programação do evento contou com apresentações de trabalho, oficinas e palestras ministradas por profissionais brasileiros e estrangeiros. Os professores Eugenio Merino e Giselle Merino apresentaram a palestra intitulada “Gestão de Design & IGs: da valorização do produto à saúde do produtor, uma abordagem centrada no Ser Humano“. A palestra trouxe a contribuição da gestão de design nas indicações geográficas no contexto da agricultura familiar no que se refere à identificação e valorização de grupos produtivos e produtos, além do aspecto da saúde dos agricultores.
Dione Benevenutti (Epagri), George Livramento (Epagri), Marina Cuneo Aguiar (PPG Design UFSC), prof. Dr. Eugenio Merino (PPG em Design e PPG Eng. Produção), prof. Dra. Giselle Merino (PPG em Design UFSC e UDESC) e Adriana Tomazi (Epagri). |
Também foi apresentado artigo abordando a mesma temática, trazendo o estudo de caso realizado com a cooperativa Rio Novo, em Corupá/SC.