UFSC, Florianópolis/Brasil
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Aluno da Universidade Politécnica de Valência faz defesa de mestrado no Brasil em projeto desenvolvido no NGD/LDU UFSC

Em convênio de mobilidade em nível de mestrado junto a Universidad Politécnica de Valencia (Espanha), por meio do Programa de Intercambio PROMOE, recebemos no início do ano o aluno David J. Nicolás García, do Máster Universitario en Ingeniería de Diseño (MUID).

Sob orientação do Prof. Dr Bernabé Hernadis Ortuño (UPV) na Espanha e do Prof. Dr. Eugenio A. D. Merino (UFSC) com coorientação da Profa. Dra. Giselle Schimidt A. D. Merino (UFSC/UDESC) do NGD/LDU UFSC e apoio da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva no Brasil, desenvolveu-se o projeto intitulado “Design e Saúde: integração de dois métodos de engenharia de design para a realização de órteses para estabilização de pé e tornozelo”.

david_apresentando

O projeto foi realizado com o objetivo de desenvolver um produto de Tecnologia Assistiva, órtese de pé e tornozelo, feito especificamente para um paciente interno do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina – IPq / SC, que apresenta um quadro de transtorno mental, paralisia cerebral e hemiplegia esquerda.

Por meio da união de duas metodologias sistemáticas tais como GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) e o Modelo Sistêmico de formulação por objetivos, foi possível organizar os dados recolhidos a partir dos estudos e testes realizados ao paciente em visitas ao IPq-SC usando meios tecnológicos, tais como captura de movimento por sensores inerciais XSens e câmera de termografia infravermelha (IT) FLIR E40 e Impresora3D MakerBot 2 para a fabricação da órtese com materiais ABS e Filaflex.

david_orteses

Por meio da confecção de um molde do pé do paciente, fabricado inicialmente em gesso para posterior escaneamento, trabalhou-se com as suas medidas no software Z-Brush, que permite trabalhar com formas orgânicas necessárias para a consecução do projeto. O resultado é o produto órtese de pé e tornozelo que vai continuar por mais verificações e correções por o suporte tecnológico acima mencionado.

david1

Prof. Dr. Marcelo Gitirana, Profa. Dra. Giselle Merino, mestrando David J. Nicolás García, Prof. Dr. Eugenio Merino e Prof. Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo. ​