UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 48 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Projeto Design e Agricultura Familiar: visitas a campo nas cidades de Timbó e Corupá

Projeto Design e Agricultura Familiar: visitas a campo nas cidades de Timbó e Corupá

Há quinze anos o NGD/LDU vem atuando em projetos voltados para a agricultura familiar em Santa Catarina. Em parceria com a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e o Programa SC Rural, ao longo deste período o núcleo já atuou em cerca de 44 casos envolvendo empreendimentos e produtores familiares.

Neste ano, a atuação continua nos municípios de Timbó e Corupá. Nos dias 16 e 17 de junho, a equipe multidisciplinar do núcleo realizou duas visitas a campo, contando com a participação de mestrandos (David Nicolás Garcia e Marina Cuneo Aguiar), doutorandos (Diego Luiz de Mattos e Giselle Mari Speck) e pós-doutorando (Bruno Maia de Guimarães) das áreas de Design, Engenharia de Produção e Fisioterapia,  além do apoio do Laboratório de Instrumentação – Labin (Prof. Dr. Noé Gomes Borges Júnior e Lincoln da Silva), com supervisão dos coordenadores Prof. Dr. Eugenio Merino e Profa. Dra. Giselle Merino.

Em Timbó, a atuação teve enfoque na ergonomia, sendo realizado o teste da ferramenta para extração da mandioca, desenvolvida pelo núcleo; em Corupá,  além da atuação voltada para ergonomia com o teste da ferramenta de despenca de bananas, também teve início o projeto de gestão de design.

Para os testes das ferramentas, utilizou-se a instrumentação integrada englobando a termografia, a eletromiografia, a dinamometria e a captura de movimentos (XSens), juntamente a um roteiro de coleta estabelecido pela equipe de projeto mediante a observação das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores. Além disso, foram utilizados o questionário Nórdico e sociodemográfico e a escala Likert.

No projeto de gestão de design, realizou-se a etapa de pré-diagnóstico com a diretoria da cooperativa Rio Novo por meio de uma entrevista semiestruturada, que resultou em um mapa mental.

Confira abaixo algumas fotos da visita a campo.

DSC01794 preparacao   IMG_8112   IMG_8156 arranque ferramenta

IMG_8166   IMG_8431   IMG_8425

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *