UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 48 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Coleta de Dados com Xsens MVN BIOMECH

Coleta de Dados com Xsens MVN BIOMECH

Pesquisadores do NGD realizaram mais uma coleta de dados com equipamento de captura de movimentos por inércia (Xsens MVN BIOMECH). A atividade, que ocorreu nesta quarta-feira, contou com apoio da Simone e participação da Adria, profissionais do salão de beleza no qual membros do NGD tem desenvolvido uma Análise Ergonômica do Trabalho.

O equipamento adquirido pela UFSC a cerca de um mês será utilizado na análise ergonômica e biomecânica para o desenvolvimento de projetos de design.

No caso específico do salão de beleza, objetiva-se identificar as posturas e esforços realizados para proposta de melhorias no posto de trabalho e ferramentas utilizadas.

O Xsens, além de ser um equipamento portátil e poder ser utilizado em diversos projetos, permite a captura dos movimentos, ângulos das articulações, velocidade de movimentação com precisão.

Os movimentos coletados podem ser observados em tempo real e posteriormente analisados com auxílio de gráficos que conferem maior precisão na utilização de protocolos, métodos e ferramentas de ergonomia, e no projeto de produtos.

Participaram da coleta o professor Eugenio Merino (coordenador do Núcleo de Gestão de Design), Giselle Merino (pesquisadora do NGD), Lucas Garcia (pesquisador do NGD) e Rosimeri Pichler (pesquisadora visitante do NGD – mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *