Parceria com a Celulose Irani no Projeto de Embalagem

No dia 18/10 (quinta-feira), o NGD-LDU juntamente com o Projeto de Embalagem do curso de Design (UFSC) divulgaram a parceria com a Celulose Irani, empresa brasileira de celulose e papel. A iniciativa, baseada no conceito de inovação aberta, visa o desenvolvimento de embalagens sustentáveis de papelão ondulado com foco no design.

O encontro reuniu os alunos do Projeto de Embalagem, o Prof. Dr. Eugenio A. D. Merino, a Profa. Dra. Giselle S. A. D. Merino, a doutoranda Carmen E. M. Riascos e os representantes da Celulose Irani ligados às áreas de Inovação (José Mateus e Sônia Oliveira) e Engenharia de Embalagem (Alexandre Mendes e Roberto Boger).

Na quinta-feita, foi apresentado o processo de fabricação e desenvolvimento de produtos com papelão ondulado. Como desafio para os alunos, foram divulgados os temas para o projeto de embalagem: hortifrúti, bebidas e fast food (porta copos, lanches e sorvetes), embalagem de biscoito e creme de leite para gôndola.

Os alunos da disciplina contarão com o apoio da equipe de engenharia de embalagens da Celulose Irani por meio de monitorias semanais, encontros presenciais e visita técnica ao parque fabril de Campina da Alegria-SC. A apresentação final dos projetos está programada para o dia 3 de dezembro e os produtos que apresentaram viabilidade comerciar, poderão compor o portfolio da Celulose Irani.

O desafio conta com o suporte do professor Luiz Fernando e da mestranda Isabel (@nasdesign.ufsc) na disciplina de Modelos, protótipos e mock-ups.