UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 48 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Artigo no ModaPalavra aborda o GODP aplicado à prática projetual no design de moda

A mais nova edição do e-periódico ModaPalavra do Programa de Pós-Graduação em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (v. 13, n. 28, 2020) apresenta um desdobramento do Guia de orientação para o desenvolvimento de projetos – GODP aplicado ao design de moda. Confira o artigo na íntegra: Referência: MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz; VARNIER,…
Leia mais

Teste de usabilidade da Plataforma de Formação – LANTEC/MEC

Entre os dias 22 e 30 de abril foram realizadas coletas com o uso do Eye tracking com o objetivo de identificar possíveis problemas de usabilidade da Plataforma de Formação – LANTEC/MEC e identificar melhorias para a próxima versão. Nas coletas, os pesquisadores puderam conhecer a percepção dos usuários sobre a plataforma por meio do…
Leia mais

Defesas de mestrado do NGD-LDU abordam o uso da instrumentação tecnológica

 É com muito orgulho que o NGD-LDU convida todos a assistirem as defesas dos mestrandos Thiago Varnier e Franciele Forcelini, que irão acontecer nessa terça-feira (26/02), na sala 138 CCE/Bloco A do PósDesign (Programa de Pós-Graduação em Design – UFSC). As defesas começam às 14h:00, com a banca de mestrado do Thiago Varnier intitulada “Fatores Humanos…
Leia mais

Percepção de uso de software – Coleta Eye Tracking

A equipe do NGD-LDU realizou coletas com o equipamento Eye Tracker para analisar a percepção no uso do software e identificar melhorias. Estas coleta são parte da pesquisa da mestranda em Engenharia Mecânica Karuliny Marques, integrante do laboratório  NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) e orientada do professor André Ogliari. A pesquisa, intitulada Sistematização da concepção de…
Leia mais

Parceria com a Celulose Irani no Projeto de Embalagem

No dia 18/10 (quinta-feira), o NGD-LDU juntamente com o Projeto de Embalagem do curso de Design (UFSC) divulgaram a parceria com a Celulose Irani, empresa brasileira de celulose e papel. A iniciativa, baseada no conceito de inovação aberta, visa o desenvolvimento de embalagens sustentáveis de papelão ondulado com foco no design. O encontro reuniu os alunos…
Leia mais

Apresentação Projeto de Embalagem

Nesta quarta-feira (17/10) foram apresentados os resultados da disciplina Projeto de Embalagem realizado pelas equipes, por meio da metodologia GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) – Uma metodologia de Design Centrado no Usuário.  As embalagens foram feitas para: Produtos naturais a granel Ração para animais Marmitas Sabão em pó  Disciplina: Projeto de Embalagem Professores:…
Leia mais

Ninguém quer ser vítima! Design na Farmácia Hospitalar para a sua segurança.

Você sabia que nenhum hospital do mundo é imune ao erro de medicação? Isso significa que, neste momento, em algum lugar, alguém pode estar recebendo, dentro de um hospital, um medicamento trocado ou uma dose incorreta, por exemplo. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, esse equívoco não ocorre essencialmente por descaso dos profissionais enfermeiros,…
Leia mais

GODP e USER-CAPACITY TOOLKIT: método e ferramentas para auxiliar o desenvolvimento de projetos de Tecnologias Assistivas

No dia 28 de junho de 2018 a equipe do NGD-LDU esteve em Curitiba/PR, na Universidade Federal do Paraná, realizando palestra e workshop sobre a metodologia centrada no usuário GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos) e sobre o User-Capacity Toolkit, um conjunto de ferramentas que, integrado ao GODP, visa auxiliar as equipes…
Leia mais

O uso do rastreamento ocular para a melhoria da performance de atletas

No dia 15 de junho, a equipe do NGD-LDU participou da coleta em parceria com a Mental Tennis Elase para identificar a percepção visual e o foco de atenção dos tenistas. Esta coleta foi realizada como estudo piloto para verificar o uso dos óculos Eye Tracker SMI nas atividades esportivas e determinar o mapeamento do comportamento…
Leia mais

Início das atividades de 2018

Nesta segunda-feira (26/02) realizamos a reunião oficial de início das atividades de 2018. Conhecemos os novos integrantes da nossa equipe, e também tivemos a apresentação do NGD-LDU pelos professores Eugenio Merino e Giselle Merino, dando os direcionamentos iniciais para o novo ano. Desejamos que seja um ótimo e produtivo 2018!