UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 48 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Thermos Protocol

Thermos Protocol

A coleta de dados com a termografia infravermelha envolve diversas particularidades e requer o conhecimento e o controle de determinadas variáveis para que se possa garantir a credibilidade dos resultados e a replicabilidade do procedimento. Portanto, para garantir a adequada coleta de dados e o rigor científico, este protocolo tem como objetivo orientar os momentos de: Pré-coleta, com a preparação da coleta; Coleta, com o registro de dados e; Pós-coleta, com a organização dos dados coletados. Para tanto, considera os principais itens da coleta de dados termográficos, os quais estão organizados por meio dos Blocos de Referência de Merino (2016): contexto, usuário e produto.

Como referenciar:
FORCELINI, Franciele; MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. Guia de Orientações Thermos Protocol. Florianópolis: Ngd/Ufsc, 2019. Disponível em: <www.ngd.ufsc.br/thermos-protocol/>. Acesso em: ___.

Referência complementar:
FORCELINI, Franciele. Termografia Infravermelha aplicada ao design: protocolo de coleta de dados termográficos para o desenvolvimento de projetos. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 247 p., 2019.

MATERIAL DE APOIO

GUIA DE ORIENTAÇÕES

O THERMOS PROTOCOL apresenta um conjunto de orientações e diretrizes para guiar uma coleta de dados com a termografia infravermelha, considerando a preparação para a coleta (momento pré-coleta), a coleta de dados em si (momento coleta) e a organização dos dados para a análise (momento pós-coleta).

DOWNLOAD

PREPARAÇÃO PARA A COLETA DE DADOS

Após a leitura do PASSO 1 do Guia, imprima o formulário PREPARAÇÃO PARA A COLETA DE DADOS para realizar o seu planejamento. Este formulário apresenta orientações sobre o que deve ser definido e campos para o preenchimento desses dados. Utilize/imprima um formulário para cada projeto.

DOWNLOAD

MATERIAIS COMPLEMENTARES

Compreende materiais auxiliares à coleta de dados termográficos: orientações para o preparo dos usuários da coleta; modelo de TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; modelo de TCUIV – Termo de Consentimento para Uso de Imagem e Voz; mapa de desconforto das mãos; e Questionário Nórdico de Distúrbios Musculoesqueléticos.

DOWNLOAD

REGISTRO DA COLETA DE DADOS (CONTEXTO)

Após a leitura do PASSO 2 do Guia, imprima os formulários necessários para realizar a coleta de dados. Esse formulário apresenta orientações sobre o que deve ser feito durante a coleta, bem como campos para o preenchimento dos dados. Inicie a coleta com o formulário REGISTRO DOS DADOS · CONTEXTO. Utilize/imprima um formulário de CONTEXTO para cada coleta.

DOWNLOAD

REGISTRO DA COLETA DE DADOS (USUÁRIO)

Após a leitura da PASSO 2 do Guia, imprima os formulários necessários para realizar a coleta de dados. Esse formulário apresenta orientações sobre o que deve ser feito durante a coleta, bem como campos para o preenchimento dos dados. Utilize/imprima um formulário de USUÁRIO para cada usuário analisado.

DOWNLOAD

REGISTRO DA COLETA DE DADOS (PRODUTO)

Após a leitura da PASSO 2 do Guia, imprima os formulários necessários para realizar a coleta de dados. Esse formulário apresenta orientações sobre o que deve ser feito durante a coleta, bem como campos para o preenchimento dos dados. Utilize/imprima um formulário de PRODUTO para cada produto analisado.

DOWNLOAD