UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 48 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Projeto de Conclusão de Curso desenvolvido sob orientação do NGD LDU é destaque na Yanko Design

Projeto de Conclusão de Curso desenvolvido sob orientação do NGD LDU é destaque na Yanko Design

É com grande alegria que compartilhamos essa notícia!

O projeto desenvolvido por Julia Marina Cunha em seu TCC de Design de Produto pela UFSC, sob orientação da professora Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, foi destaque na Yanko Design.

Iniciando com um pequeno blog em 2002, a Yanko é hoje uma importante revista online dedicada a cobrir o melhor no design de produto internacional. Entre seus destaques estão projetos inovadores, únicos e focados no futuro.

Alinhado a essa proposta, o TCC intitulado “Design para inclusão: O aparelho auditivo como acessório de moda” chamou a atenção do corpo editorial da revista. Segundo Troy Turner, o projeto convida a examinar nossas atitudes sobre deficiências auditivas.

Durante anos, os projetos de aparelhos auditivos evoluíram por meio da camuflagem do produto ao corpo. No entanto, este mascaramento do dispositivo também perpetua o conceito de que a perda auditiva ou a deficiência é algo que deve ser escondido.

Com isso em mente, o OH é ao mesmo tempo um aparelho auditivo e um acessório de moda. Permite ao usuário personalizar o produto, alterando a gama de texturas e cores do anel externo. Também pode ser usado como brinco ou acoplado externamente na orelha. O objetivo é diminuir o estigma associado à tecnologia assistiva e aumentar a autoestima do usuário.

Confira a notícia no site da Yanko Design! Você também pode acessar o Projeto de Conclusão de Curso completo no site da biblioteca universitária neste link.

O NGD LDU e a RDPTA (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva – CAPES) parabenizam a Julia pelo seu comprometimento com bem estar na vida das pessoas. Empatia e foco no usuário foram elementos diferenciadores na condução do seu projeto! Parabéns e muito sucesso!