UFSC, Florianópolis/Brasil
+55 48 3721-6403
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Epagri apresenta resultados do SC Rural na Grande Florianópolis e projeto desenvolvido pelo NGD LDU é um dos destaques no evento

Epagri apresenta resultados do SC Rural na Grande Florianópolis e projeto desenvolvido pelo NGD LDU é um dos destaques no evento

Na última terça-feira, 30 de outubro, a Epagri apresentou os resultados do SC Rural, um programa do governo do estado de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense.

Na oportunidade também ocorreu a entrega oficial do projeto Valorização e Identificação de Empreendimentos Rurais e Pesqueiros, uma iniciativa da Epagri com financiamento do SC Rural e Bird, desenvolvido pelo NGD LDU UFSC, com suporte da FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária), envolvendo também os Programas de Pós-Graduação em Design (PÓSDESIGN) e Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSC.

O projeto conta com coordenação geral de Adriana Tomazi Alves – Gerente da Regional de Florianópolis; dos líderes do Programa Gestão de Negócios e Mercado: Dione Benevenutti (Regional Joinville) e Henrry Fernando Diniz Petcov (Regional Florianópolis); e de Henrique Tirolli Rett, membro da equipe de coordenação do Projeto; bem como a participação fundamental dos extensionistas Anelir Roth Schneider, Bruna Parente Porto, Cilana Acteia Bertoncini, Luiz Henrique Coelho, Jailso Epping, Lúcia de Fátima Alves Meyer, Rafael Pereira Marçal. Contou ainda com a participação de Júlio César Mello, Secretário Executivo Regional do SC Rural (Regional Florianópolis).

Foi um dia de muita emoção para todos! Estiveram presentes os produtores beneficiados, a equipe de coordenação do projeto da regional de Florianópolis, além de lideranças da Epagri, como presidente e diretores, e de representantes de prefeituras e secretarias municipais.

O projeto envolveu a realização de um diagnóstico sobre o estágio de cada empreendimento quanto à competitividade, diferenciação e sustentabilidade, realizado colaborativamente tendo a participação direta e in loco de todos os envolvidos, que se reuniram em diversas oportunidades para sua elaboração. Com base nesse diagnóstico, foram traçadas ações operacionais e estratégicas. Entre elas estão o desenvolvimento de marcas, embalagens e rótulos; os agricultores também receberam orientações sobre registro de marcas e patentes, posicionamento em pontos de venda e prospecção de mercados, dentre outras.

Nossa equipe apresentou todo trabalho desenvolvido, relembrando desde as visitas realizadas aos produtores no início do projeto, até o momento em que cada empreendimento conheceu a identidade visual proposta.

Os projetos gráficos elaborados e as orientações fornecidas visam contribuir para a inserção dos empreendimentos no mercado, bem como para sua diferenciação frente ao consumidor final.

No evento, os produtores receberam o manual de marca e todos arquivos das aplicações – como rótulos, placas de sinalização, embalagens, material de papelaria. Além disso, também realizou-se a entrega de alguns materiais, como cartões de visita, aventais, placas de identificação do empreendimento e chaveiros, todos já com a nova identidade visual.

Agradecemos a todos os envolvidos, em especial à Epagri pela iniciativa e dedicação ao projeto, ao programa SC RURAL e Bird por acreditarem e possibilitarem seu desenvolvimento, e toda equipe NGD LDU pelo comprometimento.

Confira a seguir alguns registros deste momento.