Artigo do NGD/LDU aborda a gestão de design e o turismo no Workshop Catarinense de Indicação Geográfica
Em um contexto de globalização e massificação produtiva é necessário discutir alternativas para o desenvolvimento e preservação do patrimônio cultural vinculado à produção e prestação de serviços com referência de origem – Workshop Catarinense de Indicação Geográfica
É com base nesta perspectiva que surge a iniciativa de promover o Workshop Catarinense de Indicação Geográfica, em Joinville/Santa Catarina, que já se encontra na 6ª edição. E nossa equipe, assim como no ano passado, também marcou presença em 2017!
De autoria do doutorando Giancarlo P. Zacchi (PPG em Design) e dos professores Eugenio A. D. Merino e Giselle Schmidt A. D. Merino, apresentou-se o artigo intitulado “Gestão de design e turismo: estratégias de identificação geográfica no projeto de valorização e identificação de empreendimentos rurais e pesqueiros“. Vinculando as áreas de gestão de design e turismo, o artigo objetivou apresentar as possíveis articulações estratégicas de incorporação da indicação geográfica nas propriedades rurais integrantes do projeto.
Sobre o projeto
Iniciativa da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o projeto denominado “Identificação e valorização de empreendimentos rurais e pesqueiros com base na competitividade, diferenciação e sustentabilidade” vem sendo desenvolvimento pelo NGD/LDU e conta com apoio do Banco Mundial e do Governo de Santa Catarina por meio do Programa SC Rural.
A iniciativa tem como objetivo diagnosticar o estágio dos empreendimentos rurais e pesqueiros localizados nas regiões de Joinville, Blumenau e Florianópolis quanto à competitividade, diferenciação e sustentabilidade, visando sua valorização e identificação, considerando aspectos culturais, geográficos, sociais e técnicos.