Cooperação internacional entre Universidade de Guadalajara (UDG México) e UFSC, permite coolaboração acadêmica em projetos de percepção visual do idoso durante a realização de atividades da vida diária

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Guadalajara (UDG México) desde o ano de 2018 estabeleceram Termo de Coolaboração que vem sendo realizada junto aos Programa de Pos-graduacao em Design (CAPES PROEX) e Programa de Pos-graduacao em Engenharia de Producao (CAPES PROEX), no âmbito das ações de internacionalização, junto ao mestrado em ergonomia da UDG. Esta parceria permite que estudantes mexicanos realizem um estágio de pesquisa na UFSC, integrando conhecimentos teóricos do curso com aplicações práticas em contextos reais, utilizando tecnologias avançadas como o eye tracking.
O programa de Mestrado em Ergonomia da UDG, objetiva formar profissionais capazes de analisar e melhorar a interação humano-tecnologia-ambiente. A disciplina de Ergonomia, em particular, aborda conteúdos essenciais como métodos de avaliação ergonômica, análise de carga mental e física, técnicas de usabilidade e acessibilidade, além do uso de tecnologias inovadoras como eye tracking, termografia de superfície e sensores de movimento. Esta formação teórico-prática prepara os estudantes para enfrentar desafios reais no campo da ergonomia.
Como resultado deste termo de cooperação entre UFSC e UDG, recebemos neste mês de julho os pesquisadores Carlos Fernando Barros Medina e Enrique Aceves Montes da Universidade de Guadajara para em um período de 30 dias participarem conjuntamente do planejamento e execução da coleta de dados da pesquisa “Percepção visual do adulto maior (idoso) durante a realização de atividades da vida diária”.
Esta pesquisa selecionou adultos maiores como público-alvo para conhecer suas necessidades e percepção. Dada a necessidade em responder aos desafios do envelhecimento populacional, que demanda soluções inclusivas em mobilidade e tecnologia. Este grupo enfrenta declínios naturais nas capacidades visuais, motoras e cognitivas, tornando-o especialmente vulnerável a barreiras em ambientes urbanos e interfaces tecnológicas – como as escadas e painéis veiculares analisados neste estudo.
Esta iniciativa poderá oferecer benefícios concretos para os idosos, por meio da coleta e análise de dados, será possível desenvolver soluções ergonômicas mais inclusivas para espaços públicos e veículos, melhorando a acessibilidade. A pesquisa também contribuirá para a prevenção de acidentes, identificando riscos de quedas e dificuldades na interação com dispositivos tecnológicos. Os resultados orientarão a criação de interfaces mais intuitivas, adaptadas às capacidades físicas e cognitivas dos idosos, que terão a oportunidade de participar ativamente de um estudo que impactará diretamente sua qualidade de vida.
Para os estudantes do mestrado e todos os demais estudantes da UFSC envolvidos neste projeto, esta experiência representa uma oportunidade de aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Eles poderão dominar técnicas avançadas como o eye tracking, ganhar experiência internacional em pesquisa aplicada e desenvolver soluções reais para problemas ergonômicos. Esta vivência enriquecedora prepara os futuros profissionais para atuar em um mercado cada vez mais globalizado e exigente.
O impacto desta iniciativa se estende além das instituições envolvidas. Ela fortalece a formação de profissionais em ergonomia com experiência internacional, impulsiona a produção de conhecimento científico sobre envelhecimento e tecnologia, e aprofunda a cooperação entre Brasil e México em pesquisas aplicadas. Entre os resultados esperados estão publicações científicas conjuntas, o desenvolvimento de protocolos de avaliação ergonômica específicos e propostas concretas de melhorias em espaços e produtos para o adulto maior.
Esta parceria acadêmica representa um modelo inovador de integração entre ensino, pesquisa e benefício social, formando profissionais capacitados para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional global. Ao unir teoria e prática, instituições de dois países criam sinergias que beneficiam tanto a formação acadêmica quanto a sociedade como um todo, especialmente a população idosa que será diretamente impactada pelos resultados das pesquisas.
UNIVERSIDAD DE GUADALAJARA
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Mestrado em ergonomia
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