UFSC, Florianópolis/Brasil
ngdldu.cce@contato.ufsc.br

Lançamento do livro “A Gestão de Design e o Direito de Propriedade Industrial Brasileiro”

Já está disponível no catálogo da Amazon o novo livro A Gestão de Design e o Direito de Propriedade Industrial Brasileiro: uma abordagem para identificação e proteção por maio de marca e indicação geográfica, dos autores Alber Neto e Eugenio Merino.

Com uma inédita aproximação entre o Design e o Direito de Propriedade Industrial Brasileiro, a publicação possui uma compreensão completa sobre o desenvolvimento, registro e funcionamento de marcas, buscando um diálogo permanente com a realidade de micro e pequenas empresas e de como estas podem se valer de um processo de gestão de marca.

Mostram-se formas de como as marcas podem agregar valor a produtos e serviços e diferenciá-los frente aos concorrentes. Sugere-se também que o processo de gestão de indicação geográfica em seus pontos de contato seja similar ao processo de gestão de marca (branding).

Clique aqui para conferir o livro.

Sobre os autores:

Alber Neto

Graduado em Design pelo Instituto Federal Fluminense – IFF. Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sob orientação do Prof. Dr. Eugenio Merino.

Atualmente leciona em cursos superiores de Administração, Arquitetura, Desenho Industrial, Engenharia de Produção e Marketing. Na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, lecionou a disciplina de Empreendedorismo e Inovação para os cursos de graduação e também para os cursos de mestrado e doutorado. Como consultor e agente da inovação na mesma universidade, entre outras atribuições, ficou responsável pela elaboração do projeto de Estruturação da Agência de Inovação contemplado no edital FAPERJ 10/2012. Na Faculdade Redentor de Campos, coordenou os cursos de Administração e de Marketing; coordenou o processo de reconhecimento do curso de Marketing, conquistando nota 4.

img site professor

Eugenio Merino

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade.

Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC.

Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. Atualmente é pesquisador CNPq (PQ1C), Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. Realizou Estagio Senior na Universidad Politecnica de Valencia (Espanha).